quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Preparar o Currículo - Visual




Dicas de Visual

  • Não seja “mais um”. Evite modelos de currículo pré-fabricados de sites que preenchem os currículos automaticamente: não quer que o seu avaliador o veja como “mais um”, pelo contrário, quer destacar-se. Não há problema em consultá-los, estudá-los ou até mesmo adotar algumas ideias para o criar.
  • Não use papéis extravagantes. Se deseja investir na qualidade do papel do currículo, escolha um papel de boa qualidade, mas branco, liso e formato A4 ( gama 90 g/m2).
  • Não inclua uma folha de rosto. É um currículo, e não um relatório escolar!
  • Evite fontes como Times New Roman, Comic Sans ou uma fonte extravagante. A primeira até seria adequada, mas como é a fonte padrão de vários editores de texto, tende ajudar a parecer “mais um”. A segunda só é adequada para decorações de festas infantis. Escolha uma fonte clara, sóbria e com boa legibilidade, por exemplo: Arial, Georgia, Verdana.
  • Nada de fontes microscópicas. Quem vai avaliar o currículo pode ver mal! Uma fonte bastante legível pode ser reduzida no máximo até 9 pontos. O ideal será reduzir abaixo dos 10 pontos. Se a parte essencial do seu texto não couber na primeira página, não tente espremê-la reduzindo o tamanho da letra.
  • Use fontes em qualquer cor, desde que seja preto. O uso de fontes em cor cinzento é um truque comum para reduzir o “peso” de uma página, mas existe um limite abaixo do qual ele prejudica a legibilidade. Opte pelo preto, ou no máximo um cinzento escuro (75% ou mais).
  • Sem decoração excessiva. Evite desenhos, gravuras ou ilustrações. Molduras e bordas também devem ser evitadas. Se usar alguma cor para além do preto, opte apenas por uma outra cor, e apenas onde houver realmente necessidade de destaque.
  • Evite papéis em formato estranho. O avaliador vai receber muitos currículos, e poderá guardá-los numa pasta ou envelope. Se o seu for muito grande, não vai caber. Se for muito pequeno, pode ficar solto, correndo o risco de poder não ser lido. O formato padrão do currículo é em A4.
  • Não imprima em formato paisagem. Dificilmente alguém quererá virar o seu currículo de lado para o ler, especialmente se estiver agrafado a outros ou arquivado numa pasta. Encontre outras formas de ser original.




Sem comentários:

Enviar um comentário